quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

PAdEL! PAdELiNhO! PAdELãO! O QuE É QuE o BeTO TeM A VeR CoM EsTa QuESTãO?





Qual será a ligação entre alguns desportos e a classe social? Ou melhor... qual será a ligação entre o Páaaaadel e os Betos?

Será que é uma questão de modas... ? Será pelo desporto em si? 

Tenho para mim que o começo de uma possivel resposta será pelo próprio som e/ou forma de pronunciar a palavra Pádellle... não é chique?

O meu percurso pelas diversas questões que aqui vos presenteio, começou enquanto me encontrava em Lisboa e coincidências ou não, nesse fim de semana fui convidada a assistir ao World Padel Tour... 

E perguntam vocês, onde é que o World Padel Tour se disputava? Onde?

No Estádio do Jamor...Amor!

Bom... reparem: 

1- Pádel (um dos desportos com maior crescimento a nível mundial... Fuck...os Betos multiplicam-se; 
2- Em Lisboa; 
3- E..no Jamor.

Como devem calcular nada Beto... quidixusss!

Mal se chega perto do estádio começasse a ouvir aquelas vozes anasaladas, "(...) não tou a peceber ... atão a Maria Côrte Real não veio!"; "(...) mas tiaaa o Manel Maria não tava a jogar?!"...

Olho ao meu redor e qual twilight zone qual quê! eu morri, estou no limbo e o limbo é composto por gente de famílias de bemmm?!

Todos iguais, 

os homens com o relógio de boa marca, a sapatilha da moda (que em Lisboa são os ténis) ou o mocassin, a calça de ganga da Levi´s a t-shirt ou o polo branco... o óculo rayban, e claro, o boné com a pala virada para o sitio correto... tudo super clean e bem engomado! 

As mulheres... obviamente com um estilo casual, sport chic, com o seu anel, pulseira ou brinco de pureza elevada (mas nunca utilizam as 3 peças juntas... que horrorrr...a prepotência de novo rico- valha-me Deus!), também elas com a sapatilha da moda, o calção ou a saia esvoaçante, a t-shit, top ou polo também em tom claro, juntamente com o chapéu de palha ou o boné, com raybans mas acompanhadas de leques.... leques everywhere!

Gente meia alaranjada meia anasalada meia aloirada...

Depois desta primeira impressão, pensei... Cátia Vánessa não sejas preconceituosa... vamos olhar para o jogo... o que aconteceu... nos tempos livres, visto que me era difícil, desviar o olhar do meio circundante.

Vejo um campo mais pequeno do que o do ténis  (um rectângulo de 10m de largura por 20m de comprimento - sim fui ver a medida na wiki...), com uma redoma em toda a volta e é jogado a pares... imaginem só 4 Betos por campo...

Ele é o Beto Espanhol, ele é o Beto Português, ele é o Beto Argentino... Beto, beto, beto, beto beto...Beto em promoção... graças a Deus!

Ainda no jogo.... anda o coitado do Beto a correr de um lado para o outro em que a bola, tal como na do primo pobre... o squash pode bater na "redoma" e posteriormente ser novamente atirada para o adversário... outros Betos claro... continuando a bola em jogo... 

Inclusive o "pobre" do Beto pode, com algum sacrifício, sair da redoma para tentar "apanhar" a bola, e se conseguir colocá-la de novo em jogo, é a loucura... gente aos berros (suaves e não muito agressivos) demonstrando uma ligeira euforia... mas nada de escândalos... que isto não é futebol... tem nível!!

503 sets depois, intervalo!! thanks God! 


Chegada à "rua" anda o Beto de um lado para o outro a socializar e claro a comprar coisitas sport, tais como, a raquetezita, a sweatzita, um pouco de tudo digamos , enquanto bebe a sua cerveja Estrela... obviamente! ou come o seu gelado artesanal!

Ouvia-se murmúrios "(...) olhe o que é que achou do Paquito Navarro?" ... "Maria Bernardo vá ao pai"... "pai olhe a mãe"

Fim do intervalo!

Novamente espera-me 657 sets para terminar... pensei eu!


Aqui comecei a focar-me... 

num Beto de meia idade... muito Beto... daqueles de calção Paul Smith e mocassin, com os seus rayban e o tal polo branco que escondia um colar, (talvez pertença do seu tetravô capitão ferido na guerra, com propriedades em Sintra e arredores), completamente cor de laranja, cabelo com madeixas loiras para mascarar as brancas e claro... de olho azul, descendente de inglês, baixo e fortezinho... 

Não é gordo ou obeso é fortezinho, e para ser delicada, era tipo porco chino, mas com aquela voz baixa, sofredor de sinusite e que fala com o filho na 3.ª pessoa!

Mas, afinal qual será a ligação entre ambos?

  • Provavelmente porque é um  irmão cool do ténis e está in;
  • porque a aprendizagem é cara;
  • porque o material é caro;
  • porque o aluguer do campo é caro;
  • porque o óculo da oakley sport (por causa do solinho nos olhinhos) é muito caro;
  • e, porque a joia para entrar nos country clubs é só para alguns!!

Ou seja, parece-me ter relação com o dinheiro despendido, daí só um Betolas poderá praticar este desporto com alguma assiduidade, equipado a rigor com a sua roupinha, sapatilhinha e raquetezinha e até com a sua meiinha... 

Reparem que a meiinha será um próximo tema deste blog...porque, e atenção que isto é verídico, só há pouco tempo percebi que existiam meias que tinham bordadas as letras "L" e "R" que corresponde a "Right foot" e "Left foot"...como se uma meia fosse um sapato e não se adaptasse ao pé... Betices!!! 


De volta ao jogo... 


Ups terminou!! Shame!




Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, factos ou situações da vida real terá sido mera coincidência!!











1 comentário: