sexta-feira, 26 de maio de 2017

oS VESTiDOS DoS GLoBOS dE OUrO ... TiNHAM TRaÇA... E MUiTA!!!


Era demasiado banal falar/escrever sobre o evento social da semana, quiça do ano... os míticos (ou não) Globos de Ouro e como tal, e como já tanta gente comentou, criticou, invejou etc.  achei que não me apetecia falecer de tédio, e como tal vou falar-vos sobre... papinha, mas da boa... sem floreados, rendas ou drapeados, transparentes ou assim assim!!

Pois é amiguinhos, o Traça é um restaurante instalado em pleno centro histórico no Largo de S. Domingos mesmo junto ao Palácio das Artes. O espaço, poderia ter só isso de bom... a localização, mas não!

A comida é maravilhosamente, maravilhosa (too much?? Too Soon?? NO!)

Num belo domingo de sol em pleno inicio de maio, fui convidada a lá ir jantar, confesso, que ainda não tinha ouvido falar deste restaurante, mas mal me aproximei deu-me logo a sensação (love at first sight maybe!) que tinha potencial (e, ainda não tinha provado a comida). 

Não sei se era por haver música na rua, se pelo clima que se fazia sentir ou se pelo ambiente descontraído com o chão a imitar azulejos antigos (que amo)ou as peças em ferro ou o quadro de ardósia onde se podem ler as sugestões do menu.
Não sei, só sei que é mesmo, mesmo, muito bom...

Sentei-me na esplanada onde fomos rapidamente atendidos por um empregado super bem disposto e disponível, que nos dá um pouco do ar que ali se respira e que, nos deu e explicou a bela da ementa.

Esta, está dividida em entradas (existem cerca de 13 tapas); Saladas; Vegetariano; peixe; Carne e Sobremesas.

Por isso, escolha não nos falta e como tal podemos optar "apenas" pelas tapas, e ficar por aí ou combinar tapas com os pratos principais que foi o que fiz, para puder experienciar mais paladares. 

As tapas que escolhi foram as seguintes: Carpaccio de lombo de veado com tempero e queijo semi-curado; Gambas crocantes e Ovos mexidos com verduras salteadas, gambas e caviar de ouriços do mar... e acreditem, sabe tão bem quanto soa... bem, se calhar sabe melhor do que soa!!


Carpaccio de lombo de veado com tempero e queijo semi-curado



Gambas crocantes

Ovos mexidos c/ verduras salteadas, gambas e caviar de ouriços do mar

Como prato principal (sim, porque ainda estava com fome!! Não! mas a gula fala mais alto) - escolhi um prato de carne (pelo que percebi o menu tem uma maior incidência nos pratos de caça)... com muitas dificuldades, porque tudo soava a orgasmos múltiplos...

Fazendo um aparte, só para vos dar um exemplo havia no menu "Jarrete de vitela confitada 15horas a 70º com vodka e batata panadeira"
Sim...Jarrete?? (no idea what it means) e, claro que fui ao nosso BFF google e foi isto que ele me explicou:
Jarrete ou Chambão é a parte do Bovino que compreende a parte da perna, excluindo os músculos posteriores superficiais... Infelizmente este prato já não estava disponível.

Bem, passando à frente, escolhi "bochechas de porco preto confitadas em vinho do porto com puré de queijo", tive dúvidas nesta escolha porque não sou apreciadora de queijo na comida mas arrisquei... e não me arrependi porque é divinal. A carne desfazia-se ao mínimo toque de garfo, o queijo do puré sentia-se de uma forma subtil e o molho ai o molho... mãe do céu!! muito, muito bom!
Bochechas de porco preto confitadas em vinho do porto com puré de queijo

Ainda com fome, escolho uma "piquena" sobremesa, não querendo exagerar porque de forma honesta vos digo que,  foi uma das melhores sobremesas que este palato alguma vez sentiu... a minha escolha foi rápida e recaiu sobre a bela da "Tarte fria 3 chocolates"!





Espero que tenham gostado, porque Globos há muitos... mas como o Traça há poucos!! (esta frase poderia ser porreira... só que não!)

STUPiD APPROVED!



Deixo-vos  aqui o menu, para darem uma olhadela: 


Restaurante Traça
Largo de São Domingos 88, Porto
+351 222 081 065
http://www.restaurantetraca.com
Preço médio: 25€






Sem comentários:

Enviar um comentário