terça-feira, 2 de maio de 2017

Ó SHiKO Mi SHiKO... NãO mE FAçAS MAiS SOFrER



Quem me conhece sabe que eu ADOROOOO comida japonesa, e não pensem que é porque está na moda, porque não é... há cerca de 15 anos o sushi ainda era um maravilhoso e misterioso desconhecido... E não tão vandalizado como nos dia de hoje...

Recentemente descobri uma excepção a esta vandalização, o Shiko a tasca japonesa, um minúsculo restaurante no Porto que (leiam bem) não tem queijo Philadelphia, nem maionese, nem morangos, nem compotas (chocante não é!!!).

Atenção que gosto de sushi fusão, mas atualmente em alguns restaurantes japoneses é uma mixórdia sem grandes originalidades, mais batidos que as sabrinas de bailarina que se deveria chamar em vez de sushi-fusão, sushi-confusão.

Adiante, o  Shiko, é só um dos melhores restaurantes japoneses do Porto com deliciosos petiscos típicos das tascas japonesas ou  izakayas, que em vez de ter moelas, orelha de porco ou o belo do rissol, tem petiscos deliciosos (que por ser em japonês tem outra pinta!) para dividir, em cima de uma mesa de pedra, com uma cerveja a acompanhar, num ambiente informal, descontraído e sem pretensão, que para mim é do mais puro bom gosto.







A ementa está dividida entre os tais petiscos típicos de tasca japonesa e alguns pratos de sushi, que nos são explicados por empregados que conhecem bem a ementa e nos aconselham de forma incansável (mesmo com perguntas em forma de inquérito e chatas (não esqueçamos a chatice) de alguns clientes), sempre de forma empática e atenciosa.




Ai... os petiscos... os petiscos, são claramente o mais original e delicioso, como por exemplo o "Tataki de salmão" que, depois de flamejado, é coberto por um molho de miso cremoso e suave, e por uma mistura de sete especiarias japonesas togarashi que lhe dão um sabor no mínimo exótico (na falta de adjectivação mais digna, o exótico, vai ter de servir).
E vale cada mastigadela e daquelas lentas para uma explosão do palato e do maxilar em cada dentada.

                           


                       


Depois dos petiscos e afins, chega a hora das gordices ou sobremesas conforme queiram chamar, e qual não é o meu espanto quando não vi na ementa nem gelado de chá verde nem cremes de miso e outras invenções ou fusões wannabe criativas.
Os meus olhos brilharam em êxtase quando percorreram a ementa e encontraram apenas duas possibilidades de escolha de verdadeiras gordices nesta, um merengue de maracujá e frutos vermelhos e um brownie de chocolate e coco com caramelo.
Deve ser pecado de tão bom que é... e, eu Senhor, sou uma pecadora!!

  


Por tudo isto e muito mais, será um verdadeiro sacrilégio se não visitarem este SHiKO!!

STUPiD APPROVED!


SHiKO
Rua do Sol, 238, Porto
De terça a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h
T: 223 239 671




Sem comentários:

Enviar um comentário